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  • quarta-feira, 24 de abril de 2013

    Texto: Como Realizar um Projeto



    Na realização de uma atividade é preciso ter responsabilidade, o colaborador que busca se destacar deve ter cuidado com aquilo que faz, um bom trabalho deve ser planejado, executado com dedicação e ser revisado, além de um feedback claro do seu superior hierárquico.

    É claro sempre buscamos adiantar nossos prazos para conclusão do projeto em que estamos trabalhando, mas não podemos deixar a pressa apagar a eficiência e assertividade, é aquela famosa máxima, “A pressa é inimiga da perfeição.”, e no retrabalho, caso ele ocorra, além de ser muito estressante para quem terá que fazer é muito mal visto para quem você está realizando aquela atividade.

    PLANEJAMENTO:
    Em primeiro lugar para se realizar um bom projeto vamos começar pelo planejamento, como na história de Alice com o gato, escrito por Lewis Carroll, “para quem não sabe para onde vai qualquer caminho serve”.

    Entenda a finalidade para a qual o trabalho será realizado, não caia no erro de uma suposição, questione seu cliente (Chefe, colega...) quais são as expectativas, tome nota delas, pois são os seus norteadores.

    O famoso Briefing, termo usado na administração, publicidade, entre outra áreas, nada mais é que o ato de planejar, buscando uma rota de ação, ao que se deseja projetar.  Para isso você pode usar de ferramentas do Coaching, entre tantas outras.

    EXECUÇÃO:
    Num segundo momento, ao partir para a execução tome cuidado para estar ligado as expectativa de seu cliente e no objetivo que se pretende atingir.

    Um trabalho realmente bem feito, supera as expectativas, mas como surpreender sem perder o foco, que é a grande questão que quero tratar. Neste momento você corre o risco de sair do caminho, na intenção de superar as expectativas.

    Reavalie se o que se está fazendo atende as expectativas analisadas no seu Briefing, e o que você preparou de “extra” é realmente uma boa sacada. Caso tenha dúvidas, não faça, mantenha o foco na satisfação, é melhor um ótimo feijão com arroz, do que um prato requintado sem um bom tempero.

    VENDA:
    Isso mesmo, venda, afinal o seu projeto nada mais é que um produto, e seu cliente tem que comprar o seu “peixe”. De nada adianta uma ótima ideia em que ninguém acredita.

    Mostre que o que havia sido levantado no briefing está sendo entregue, que as expectativas e necessidades que haviam sido colocadas estão sendo ali atendidas. E aí sim, mostre sua carta na manga, o que você preparou para surpreender, incorpore o seu lado vendedor, e entregue isso com um brinde.

    Entendendo e respeitando essas etapas, você terá enormes chances de sucesso, vale lembrar ainda que há sempre habilidade e criatividade nesse processo, então deixe sua mente voar.

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