Na realização de uma atividade é preciso ter
responsabilidade, o colaborador que busca se destacar deve ter cuidado com
aquilo que faz, um bom trabalho deve ser planejado, executado com dedicação e
ser revisado, além de um feedback claro do seu superior hierárquico.
É claro sempre buscamos adiantar nossos prazos para
conclusão do projeto em que estamos trabalhando, mas não podemos deixar a
pressa apagar a eficiência e assertividade, é aquela famosa máxima, “A pressa é
inimiga da perfeição.”, e no retrabalho, caso ele ocorra, além de ser muito
estressante para quem terá que fazer é muito mal visto para quem você está
realizando aquela atividade.
PLANEJAMENTO:
Em primeiro lugar para se realizar um bom projeto vamos
começar pelo planejamento, como na história de Alice com o gato, escrito por
Lewis Carroll, “para quem não sabe para onde vai qualquer caminho serve”.
Entenda a finalidade para a qual o trabalho será realizado,
não caia no erro de uma suposição, questione seu cliente (Chefe, colega...)
quais são as expectativas, tome nota delas, pois são os seus norteadores.
O famoso Briefing, termo usado na administração,
publicidade, entre outra áreas, nada mais é que o ato de planejar, buscando uma
rota de ação, ao que se deseja projetar. Para isso você pode usar de ferramentas do
Coaching, entre tantas outras.
EXECUÇÃO:
Num segundo momento, ao partir para a execução tome cuidado
para estar ligado as expectativa de seu cliente e no objetivo que se pretende
atingir.
Um trabalho realmente bem feito, supera as expectativas, mas
como surpreender sem perder o foco, que é a grande questão que quero tratar.
Neste momento você corre o risco de sair do caminho, na intenção de superar as
expectativas.
Reavalie se o que se está fazendo atende as expectativas
analisadas no seu Briefing, e o que você preparou de “extra” é realmente uma
boa sacada. Caso tenha dúvidas, não faça, mantenha o foco na satisfação, é
melhor um ótimo feijão com arroz, do que um prato requintado sem um bom
tempero.
VENDA:
Isso mesmo, venda, afinal o seu projeto nada mais é que um
produto, e seu cliente tem que comprar o seu “peixe”. De nada adianta uma ótima
ideia em que ninguém acredita.
Mostre que o que havia sido levantado no briefing está sendo
entregue, que as expectativas e necessidades que haviam sido colocadas estão
sendo ali atendidas. E aí sim, mostre sua carta na manga, o que você preparou
para surpreender, incorpore o seu lado vendedor, e entregue isso com um brinde.
Entendendo e respeitando essas etapas, você terá enormes
chances de sucesso, vale lembrar ainda que há sempre habilidade e criatividade
nesse processo, então deixe sua mente voar.
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