Recebi recentemente um pedido bem
inusitado, um Gerente de uma empresa pedindo para eu escrevesse um texto que
falasse em como estragar um bom funcionário, segundo ele já haviam muitos
livros e textos por aí dizendo em como melhorar a performance, extrair o melhor
do colaborador, valorizar seus pontos fortes, mas nada em como estragar.
Por isso escrevo esse texto para vocês, seguem algumas dicas que aconselho à vocês não seguirem:
1º) No recrutamento
e na seleção prometa aquilo que sua empresa não pretende cumprir, ou não pode
oferecer. Muitas
empresas em seus processos de recrutamento e seleção enchem o possível novo
colaborador de promessas, mais ou menos como candidato em época de eleição, e
aí com o passar do tempo ele percebe a cilada que se meteu.
2º) Na contratação
aproveite a necessidade do colaborador de conseguir um emprego e abaixe o
máximo possível seu salário. É comum o responsável pela vaga depois de
todas as promessas feitas na seleção, de oportunidades e benefícios, jogar um
valor inicial bem baixo como proposta de salário. "Agora é isso que
podemos pagar, mas em breve conversamos novamente.". E esse breve durará
meses ou até anos.
3º) No dia-a-dia
falhe bastante na comunicação interna. Infelizmente é na maioria das
empresas a famosa rádio-corredor, ou rádio-peão é o maior canal de comunicação,
isso acontece por direcionamentos confusos, gestões com relações ruins, falta
de organização de processos, planejamento estratégico e alinhamento ruim da
equipe com a missão e a visão organizacional, mas principalmente por algum
despreparo ou falta de confiança nos liderados.
4º) Não tenha
processos e fluxos de trabalho bem definidos. Não importando o tamanho da empresa os
processos e fluxos das atividades são as orientações fundamentais para o
colaborador, desenvolver fluxogramas dos processos, organograma, descrição
de cargos, avaliações de desempenho entre outros, e estar em constante
revisão desses, é fundamental para dizer o que sua empresa quer, e como deve
ser feito.
5º) Não dê
importância às relações pessoais no trabalho. Ainda hoje algumas empresas acreditam
que: "Não precisa gostar do colega de trabalho". Pois bem eu digo,
precisa sim. A esmagadora maioria dos problemas no trabalho é originada num
relacionamento ruim entre alguns membros, criando dentro da empresa lados e
panelas, que se digladiam com ofensas verbais, piadinhas, apelidos
gerando todo tipo de confusão até casos bem mais graves.
Bom são muitos os
erros que uma empresa pode cometer, não promover ações de endomarketing, não fazer
benchmarking com os seus concorrentes, adicione um pouquinho de cada um desses
fatores, misture bem e está aí a receita para ter uma empresa repleta de bons
funcionários "estragados".
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