Como encarar os desafios de sua empresa, os líderes nas organizações modernas.
Os líderes vêm enfrentando diversos desafios nas organizações atuais, o acesso fácil e rápido a informação, as diversas tecnologias de comunicação, a acessibilidade da qualificação profissional, além do forte desenvolvimento das habilidades comportamentais dos liderados, forçam uma constante crescente daqueles que estão à frente de uma equipe.
Vamos abordar alguns desses obstáculos e principalmente como estar preparado para superá-los, mas antes de tratarmos tudo isso, é importante esclarecermos mais do que o cenário atual encarado pelas lideranças, é importante discorrermos sobre o passado das organizações, sobretudo como eram escolhidos os cargos de chefia.
Vamos abordar alguns desses obstáculos e principalmente como estar preparado para superá-los, mas antes de tratarmos tudo isso, é importante esclarecermos mais do que o cenário atual encarado pelas lideranças, é importante discorrermos sobre o passado das organizações, sobretudo como eram escolhidos os cargos de chefia.
Uma das características das antigas empresas, que ainda persiste, é a cultura da hereditariedade, ou seja, o negócio era passado de pai para filho, por esse motivo em diversas instituições o chefe era também o “dono”, o que diminuía, obviamente, o enfrentamento da equipe sobre as decisões tomadas.
Outro ponto importante do passado não distante das empresas era o difícil acesso a informação e da qualificação profissional, poucos eram “doutores” (Como era comum chamar pessoas com ensino superior, principalmente em áreas da saúde e advocacia). Hoje qualquer pessoa com um dispositivo eletrônico que tenha acesso à internet, possui uma infinidade de informações a sua disposição, e há também inúmeros cursos de formação profissional acessíveis a população em geral com incentivos diversos.
Tendo tratado os aspectos da relação da liderança e seus liderados hoje e no passado das organizações, estamos prontos para entender melhor, o tamanho e os desafios postos pelo século XXI, sendo eles:
ACESSO À INFORMAÇÃO
O líder deve entender que ele não detém todas as informações sobre o seu negócio, a concorrência hoje é global e a informação cada dia mais aberta, é sábio envolver sua equipe na escolha das diretrizes, estreitar os laços de companheirismo, desenvolver o sentimento de autonomia, distribuir responsabilidades e tarefas, e produzir um senso de integração.
TECNOLOGIA
Com a mesma velocidade que surgem novas tecnologias, o líder deve acompanhá-las, sobretudo, para beneficiar sua empresa nos fluxos do trabalho, hoje é simples e prático iniciar uma videoconferência com pessoas em qualquer lugar do mundo, tão simples quanto contratar, entrevistar e treinar pessoas aonde quer que elas estejam. Faça uso das tecnologias explorando o máximo do seu potencial para o seu negócio, a adaptação é o maior diferencial que se pode ter.
QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL
O líder que não desenvolve sua equipe por medo de perder sua posição é um situação muito comum na organizações. Em primeiro lugar, diante de uma liderança é fundamental se qualificar sempre, e fazer com que a equipe cresça, nada mais é que desenvolver-se também. O liderado é tão bom quanto seu líder pode ser, se sua equipe não possui as habilidades ou a produtividade que você deseja, examine aonde você pode melhorar.
Outro ponto importante do passado não distante das empresas era o difícil acesso a informação e da qualificação profissional, poucos eram “doutores” (Como era comum chamar pessoas com ensino superior, principalmente em áreas da saúde e advocacia). Hoje qualquer pessoa com um dispositivo eletrônico que tenha acesso à internet, possui uma infinidade de informações a sua disposição, e há também inúmeros cursos de formação profissional acessíveis a população em geral com incentivos diversos.
Tendo tratado os aspectos da relação da liderança e seus liderados hoje e no passado das organizações, estamos prontos para entender melhor, o tamanho e os desafios postos pelo século XXI, sendo eles:
ACESSO À INFORMAÇÃO
O líder deve entender que ele não detém todas as informações sobre o seu negócio, a concorrência hoje é global e a informação cada dia mais aberta, é sábio envolver sua equipe na escolha das diretrizes, estreitar os laços de companheirismo, desenvolver o sentimento de autonomia, distribuir responsabilidades e tarefas, e produzir um senso de integração.
TECNOLOGIA
Com a mesma velocidade que surgem novas tecnologias, o líder deve acompanhá-las, sobretudo, para beneficiar sua empresa nos fluxos do trabalho, hoje é simples e prático iniciar uma videoconferência com pessoas em qualquer lugar do mundo, tão simples quanto contratar, entrevistar e treinar pessoas aonde quer que elas estejam. Faça uso das tecnologias explorando o máximo do seu potencial para o seu negócio, a adaptação é o maior diferencial que se pode ter.
QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL
O líder que não desenvolve sua equipe por medo de perder sua posição é um situação muito comum na organizações. Em primeiro lugar, diante de uma liderança é fundamental se qualificar sempre, e fazer com que a equipe cresça, nada mais é que desenvolver-se também. O liderado é tão bom quanto seu líder pode ser, se sua equipe não possui as habilidades ou a produtividade que você deseja, examine aonde você pode melhorar.
COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS (SOFT SKILLS)
Liderança é exemplo, e partindo dessa máxima podemos afirmar que o desenvolvimento das habilidades comportamentais devem ser permitidas, uma equipe se desenvolverá tanto quanto o líder deixar, da iniciativa ao trabalho em equipe, o mentor desses atributos é quem está à frente. Claro que cada indivíduo irá demonstrar características comportamentais únicas e crescerá em um ritmo exclusivo, entretanto o grupo e suas relações, dependem diretamente de reforço, apoio e permissão.
Texto: Leonardo Amorim
Gostou? Deixe seu comentário, ele é muito importante!
Liderança é exemplo, e partindo dessa máxima podemos afirmar que o desenvolvimento das habilidades comportamentais devem ser permitidas, uma equipe se desenvolverá tanto quanto o líder deixar, da iniciativa ao trabalho em equipe, o mentor desses atributos é quem está à frente. Claro que cada indivíduo irá demonstrar características comportamentais únicas e crescerá em um ritmo exclusivo, entretanto o grupo e suas relações, dependem diretamente de reforço, apoio e permissão.
Texto: Leonardo Amorim
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