Assine Nossa Newslatter gratuitamente!

Receba Nossas Atualizações em Seu E-mail:

  • Seu Email Nunca Será Revelado!!!


  • Assine Nossa Newslatter gratuitamente!

    Receba Nossas Atualizações em Seu E-mail:

  • Seu Email Nunca Será Revelado!!!


  • domingo, 8 de dezembro de 2013

    Matéria: O que Nelson Mandela nos ensinou sobre liderança

    As lições que um dos maiores líderes de todos os tempos pode nos deixar para continuarmos lutando por um mundo melhor.

    Nelson Mandela ficou em estado crítico na segunda passada devido uma infecção pulmonar recorrente. Em 2008, a revista TIME publicou uma matéria de capa sobre os segredos da liderança de Nelson Mandela, em comemoração aos seus 90 anos.

    Por ocasião dos 90 anos de Mandela, a revista compartilhou 8 lições de liderança sobre a vida do líder anti-apartheid que foram tiradas de entrevistas com o ex-presidente sul-africano.



    Embora a revista esteja disponível na internet apenas para os assinantes, as 8 lições de TIME incluem frases como: “parar também é liderar” e “conheça seu inimigo – e aprenda seu esporte favorito”.

    Mas algumas das melhores iscas de sabedoria são as citações de Mandela sobre as suas ideias de liderança familiar.

    Quando Mandela estava com medo (fosse na prisão, ou fosse em um avião fazendo um pouso de emergência), ele admitiu que os líderes não devem deixar que as pessoas saibam dessas coisas.

    Você deve ser colocar à frente dessas coisas, foi o que Mandela aprendeu com o rei tribal que o criou quando criança que, “os líderes não devem entrar no debate muito cedo”.Além disso, Mandela costumava dizer que o sábio é aquele que convence as pessoas a fazer as coisas e pensar que elas são suas ideias.

    Mandela, é claro, tinha muitas coisas a dizer sobre liderança ao longo de sua vida, embora por muitos anos os sul-africanos tenham sido proibidos de citá-lo.

    Aqui separamos algumas das suas melhores frases de liderança, extraídas do Nelson Mandela By Himself: The Authorised Book of Quotations.

    quarta-feira, 20 de novembro de 2013

    Revista AJUDES - Férias você está preparado?

    Matéria publicada na Revista AJUDES
    Foi com enorme satisfação que recebi o convite para escrever para a Revista AJUDES, não somente pelo prazer que tenho em escrever, mais principalmente por fazer isso em um veículo que pode atingir e ajudar um número considerável de pessoas. Sempre que escrevo algo, busco juntar minha expertise a outras leituras, apesar de bem comum o tema férias, essa matéria está riquíssima frente a outras que vi por aí, vale a pena você conferir e conhecer a AJUDES.
    Link para a revista online (Páginas 22 e 23): http://ajudes.org.br/Revista/edicao6/index.html

    Sobre a AJUDES
    A atual administração da AJUDES (Associação dos Servidores do Poder Judiciário no Estado do Espírito Santo) teve início em 17/05/2010. Representamos cerca de 6.500 associados e incluindo seus dependentes podemos alçar aproximadamente 10.000 beneficiários.
    Fundada em 29/04/1986, a AJUDES é uma entidade de Utilidade Pública Estadual reconhecida pela Lei 4.148/88. O cadastro no âmbito Federal foi efetuado a fim de que obtenhamos também o reconhecimento de UPF.
    A AJUDES tem como missão propiciar condições de bem estar aos associados e seus familiares, disponibilizando serviços e produtos de qualidade por meio de convênios nas áreas de Saúde (Planos de Saúde e Odontológicos, Farmácias), Telefonia, Seguros e Educação (formação/atualização, pós-graduação, palestras, cursos on line), entre outros.

    quarta-feira, 13 de novembro de 2013

    Cursos e Treinamentos: Cursos Gerenciais de Curta Duração - Líder Coach / IEL

    Olá pessoal nesse próximo dia 25 de novembro em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (Sistema FINDES, estaremos realizando a I Turma de treinamento para Líder Coach.

    Mais informações em: http://www.iel-es.org.br/curta-duracao-vitoria/item/666-lider-coach

    terça-feira, 12 de novembro de 2013

    Texto: Acordo Condicional, o segredo da arte de negociar.

    Você é do tipo que sempre cede na hora de escolher o restaurante, o local para o happy hour? Ou sabe fazer acordos? Algumas dicas para você fechar negócio, sempre.

    Estabelecer um acordo significa encontrar um denominador comum para as partes envolvidas em uma situação de negociação. Não saber estabelecer acordos é uma situação infelizmente muito comum as pessoas, pois na maioria das situações não conseguem entender, ou extrair as condições da outra parte para que tal trato seja firmado, por pensar somente em seus próprios filtros, não estarem atentas ou mesmo por despreparo.

    A técnica de acordo condicional, neste sentido se propõe a resolver situações de objeções a partir da elucidação do critério. Melhorando a capacidade do profissional de negociação e fechamento de propostas comerciais, ideias, vendas de produtos e tomadas de decisão.

    Por exemplo, se um vendedor de carros conhece os critérios de compra de um veículo de uma determinada pessoa, certamente irá lhe oferecer o carro seguindo o desejo do cliente e não o seu próprio (cor, marca, modelo, ano e etc). Supondo que ele não tenha o que é desejado pelo cliente e tente vender um outro produto qualquer, isto lhe demandará muito mais tempo, desgaste, uma possível insatisfação do cliente ou até mesmo simplesmente não conseguirá vender.

    segunda-feira, 11 de novembro de 2013

    Matéria: Clima bom é mais importante que salário alto, diz pesquisa

    Estudo realizado junto a 230 empresas brasileiras mostra que, em 42% delas, principal ferramenta usada para reter talentos é ter um ambiente de trabalho agradável.

    quarta-feira, 6 de novembro de 2013

    VCS - Trabalho em Equipe


    terça-feira, 5 de novembro de 2013

    Eventos: 1º Encontro Capixaba de Coaches RTE/ABC

    Aconteceu nessa segunda-feira (dia 05 de novembro) o 1º Encontro Capixaba de Coaches realizado pela Rede de Treinamento Empresarial em parceria com a Academia Brasileira de Coaching. O evento reuniu Coaches formados e convidados na apresentação de novas ferramentas para o desenvolvimento do trabalho em Coaching com a sociedade.


    Convite de Divulgação

    CLIQUE EM MAIS INFORMAÇÕES E CONFIRA AS IMAGENS DO EVENTO

    quarta-feira, 30 de outubro de 2013

    VCS - Encarando Desafios

    Vídeo de sobre Vida, Carreira e Sucesso - Encarando Desafios



    Matéria: 8 mitos sobre liderança em que você deve parar de acreditar

    Líder não nasce líder, e nem todo gestor sabe liderar. Veja outras revelações feitas por especialistas que desmentem mitos muito difundidos por aí.


    Executivo: nem todo mundo que ocupa cargo de chefia é líder, segundo especialista
    São Paulo -  Assim como há uma infinidade de livros sobre liderança escritos por todo o mundo, muitos mitos sobre a habilidade também são espalhados por aí. EXAME.com consultou especialistas e reuniu oito afirmações sobre o assunto muito difundidas que são, na verdade, mentiras.

    segunda-feira, 28 de outubro de 2013

    Matéria: O jet lag nosso de cada dia

    sexta-feira, 25 de outubro de 2013

    Matéria: 3 palavras que um grande líder nunca deve dizer

    Você quer ser um grande líder? Aqui estão algumas palavras que você deve evitar a todo custo

    Ser um grande líder é difícil. Muitas vezes é muito simples, como por exemplo não dizer coisas estúpidas.
    Dito isso, aqui estão as principais coisas que um líder nunca deve dizer.

    #1. “Não me traga nenhuma surpresa”

    Nós ouvimos o tempo todo essa frase e você pode já ter dito algo parecido para a sua equipe.
    Quando você diz muitas vezes para que as pessoas não lhe tragam nenhuma surpresa, elas simplesmente não lhe trazem nenhuma notícia ou surpresa ruins. Mas as pessoas não saem por aí procurando surpresas ruins.
    No final das contas, ao dizer isso, você só vai se afastar da sua equipe. As pessoas vão começar a jogar os problemas para baixo do tapete, porque você pediu que eles não trouxessem surpresas.
    Afinal de contas, mesmo dizendo para as pessoas não lhe trazerem más notícias e surpresas, elas vão surgir.
    Quando as pessoas escondem os problemas de você, temos uma bomba relógio pronta para explodir a qualquer momento.
    Se você estiver preocupado com a previsibilidade e consistência do negócio, faça um favor e não tente se esconder das surpresas ruins. Experimente o oposto.
    Que tal dizer as pessoas: ao primeiro sinal de problemas ou surpresas desagradáveis, fale comigo imediatamente. Dessa forma você terá uma chance de controlar as coisas.
    Quando você pede a seus funcionários para evitar surpresas, você pode ser surpreendido por problemas.
    Quando você pede a seus funcionários para evitar surpresas, você pode ser surpreendido por problemas.

    quinta-feira, 24 de outubro de 2013

    Matéria: 3 razões para você começar pequeno

    Muitas vezes nos pegamos pensando em como construir empresas bilionárias. Esse pode ser um erro fatal na concepção de uma empresa.

    A maioria dos empreendedores sonham em construir a próxima empresa de bilhões de reais.  Afinal, quem não quer ser o próximo Steve Jobs ou Mark Zuckerberg?
    É uma aspiração justa, mas muitas vezes, Apple, Google e Facebook acabam criando uma ilusão que pode obscurecer a sua visão e seus propósitos.
    É fácil para qualquer empreendedor prever que a sua empresa vai chegar aos milhões de usuários, se viralizando, muito antes que você tenha ganhado o primeiro cliente.
    Todas as suas esperanças e estratégias não vai deixa-lo mais perto de uma empresa de bilhões de reais. Na verdade, querer construir imediatamente uma empresa de bilhões é um dos maiores erros que você pode cometer.
    Por isso, você deve criar uma empresa de 1 mil reais. Ao fazer isso, você aprende 3 lições valiosas.
    Comece pequeno, pense grande, cresça rápido.
    Comece pequeno, pense grande, cresça rápido.

    #1. Você se torna autossuficiente

    Seu foco é muito menor quando você se torna dependente de um dia de trabalho para ganhar a vida, ou de investidores para manter o seu negócio na ativa.
    Sua autonomia e criatividade são severamente limitados pelo tempo e pela vontade das outras pessoas. Em algum momento, você vai querer ter liberdade para decidir.
    A autossuficiência liberta você dessas restrições e o primeiro passo para isso é quando você conseguir atingir rentabilidade.
    Ser capaz de pagar o seu aluguel dessa forma da a sensação de que você está crescendo e alçando voo sozinho e esse sentimento é, ao mesmo tempo, assustador e emocionante.

    quarta-feira, 23 de outubro de 2013

    Vídeo Dicas: Carreira Depois da Faculdade


    Matéria: 5 coisas que pessoas bem sucedidas fazem ao acordar

    Você acha que as pessoas bem sucedidas acordam e vão direto para o trabalho? Está enganado. Aqui estão algumas coisas que elas fazem assim que acordam.

    Levante e brilhe! O tempo de manhã se tornou seu novo melhor amigo. Utilizar as horas da manhã, antes do trabalho pode ser a chave para uma vida bem sucedida e saudável.

    Levantar cedo é um traço comum encontrado em muitos CEOs, funcionários do alto escalão e pessoas influentes. Margaret Thatcher acordava todos os dias às 5h da manhã. Frank Lloyd Wright às 4h e Robert Iger, CEO da Disney acorda às 4:30h. Isso só pra citar alguns exemplos.

    Eu sei que você está pensando que trabalha melhor à noite. Não pense assim. As parte da manhã é o período em que as pessoas tendem a ser mais proativas e produtivas.

    Além disso, existem benefícios para a saúde das pessoas que têm uma vida antes de se levantar e ir trabalhar. Vamos explorar 5 coisas que as pessoas de sucesso fazem antes das 8h.

    #1. Exercícios
    A maioria das pessoas que trabalham todos os dias exercitam-se pela manhã. Quer seja uma sessão de ioga, ou um treino de futebol. O exercício antes do trabalho lhe da impulso e energia para realizar suas tarefas diárias.

    Qualquer pessoa pode enfrentar o trabalho depois de 200 abdominais. Os exercícios pela manhã também eliminam a possibilidade de problemas cardíacos depois de um longo dia de trabalho.

    Mesmo que você não esteja ansioso com a ideia de acordar às 5h para correr, tente acordar 15 minutos mais cedo e fazer alguns alongamentos. Isso vai ajudar a despertar o seu corpo e prepara-lo para o seu dia.


    Exercícios são uma ótima maneira de começar o dia.

    terça-feira, 22 de outubro de 2013

    Matéria: Cochilo no trabalho? 6 empresas que têm sala de soneca

    Já pensou em tirar um cochilo no horário de trabalho? Conheça 6 empresa que têm sala de soneca!


    Facebook
    No Facebook, não há uma área exclusiva para soneca, mas há duas salas de descanso que podem ser usadas para tirar um cochilo durante o expediente. O espaço existe desde que a companhia se mudou para a sede atual, em São Paulo, em setembro de 2012. Todos os 65 funcionários da companhia podem utilizar as salas, em qualquer horário e pelo período em que desejarem.

    segunda-feira, 21 de outubro de 2013

    Matéria: Conheça os mandamentos do marketing pessoal

    Você sabe como crescer e aparecer dentro da empresa? Conheça os mandamentos do chamado marketing pessoal.




    1º - Liderança
    Algumas pessoas têm uma habilidade muito maior de influenciar as outras. "O Clayton está sempre preocupado se a gente precisa de alguma coisa", comenta a caixa Laísa dos Santos. "Ele socorre a gente", diz a caixa Ester Alves. O Clayton é um formador de opinião, e a empresa percebe isso rapidamente.


    2º - Confiança
    Quando eu pergunto "Quanto foi o jogo?", eu imediatamente olho para uma pessoa. Eu não falo assim: "quanto foi?", olhando ao redor. Essa é a pessoa em que nós confiamos.


    3º - Visão
    É alguém entender o que está fazendo e por que está fazendo, e sugerir pequenas mudanças para melhorar o próprio trabalho ou o trabalho dos colegas. Do que nós estamos falando? Pequenas idéias, uma por dia, de R$ 3. Muita gente fica esperando muito para ter uma grande idéia na vida de R$ 200 milhões e perde a oportunidade de ter a pequena idéia de todo dia.

    sexta-feira, 18 de outubro de 2013

    Campanha: Outubro Rosa, Blog Rosa!



    Outubro Rosa é um campanha de conscientização realizada por diversos entes no mês de outubro dirigida a sociedade e as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
    História

    O movimento começou a surgir em 1990 na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, e desde então, promovida anualmente na cidade. Entretanto, somente em 1997 é que entidades das cidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de outubro como epicentro das ações.

    Fonte: Wikipédia

    Matéria: Como pedir um aumento de maneira madura e eficiente

    O novo ano está aí e sabemos que você deve estar com muitos planos e expectativas. Seguramente uma delas é ganhar mais dinheiro. Você tem algumas opções, desde procurar um novo emprego até assaltar um banco (essa, definitivamente, não recomendamos) e, por que não, negociar um aumento de salário ou promoção ou até mesmo extensão de benefícios? Acontece que para isso acontecer de maneira efetiva, algumas regras (todas baseadas em bom senso) são necessárias:

    1) A escolha do momento para conversar com a chefia é fundamental (assim que retornar das férias coletivas não é uma boa ideia. Depois do dissídio anual também não). O ideal é quando seu trabalho vem sendo constantemente elogiado, não só pelos superiores, mas também pares e pessoas dos outros departamentos.

    quinta-feira, 17 de outubro de 2013

    Artigo: O que você pode fazer em 5 minutos para ter qualidade de vida no trabalho?

    Com o processo de globalização, o volume e a intensidade das exigências têm atingido cada vez mais o colaborador. O ritmo frenético ditado por este mundo interligado impõe, diariamente, novos desafios para todos. Tais transformações aumentam consideravelmente a carga de trabalho nas empresas que, por sua vez, exigem cada vez mais empenho de seus funcionários. 



    Num cenário como este, reforçado por um preocupante quadro de desemprego, fica comum encontrarmos pessoas que deixam a qualidade de vida em segundo plano para se dedicarem mais à profissão. Quantos de nós toleramos desvios de coluna, dores de cabeça, dores em articulações, vista cansada, insônia, dores lombares, excesso de sono, sobrepeso e outros desconfortos diários? 

    Quantos de nós, em razão de excesso de trabalho, colocamos nossa família, nossos interesses, o lazer, em segundo plano, acarretando com o tempo, a ausência de qualidade de vida pessoal, social e familiar? Mudar é necessário, saudável e urgente. 

    Esta expressão tem forte relação com o nosso ambiente de trabalho. Muitas vezes, em função do excesso de atividades que temos que desenvolver no ambiente de trabalho, as inúmeras reuniões, o excesso de "toques" no computador, a má-postura, a corrida para nos alimentarmos em apenas 15 minutos, sem falar nas "pressões" do chefe, do cliente, entre tantas outras coisas, nos levam a perder a tão famosa qualidade de vida, que tanto almejamos.

    quarta-feira, 16 de outubro de 2013

    Matéria: Saiba como se preparar para uma entrevista de emprego

    Ele fez as contas e acredita já ter entrevistado, em dez anos da sua carreira de executivo, cerca de 5.000 candidatos a vagas de emprego. O administrador de empresas Roberto Caldeira, autor do livro "O Segredo do Entrevistador" (editora Brasport, R$ 31,45), conta, em entrevista ao UOL Empregos, que há certos comportamentos que sempre conquistam quem está selecionando e outros que o afastam.


    "Percebi que os profissionais cometiam sempre os mesmos erros", conta o executivo, formado pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo e com pós-graduação pela Harvard Extension School. Caldeira tem experiência de recrutamento para diversos cargos, desde recepcionista a gerente do departamento financeiro e gerente e diretores em outros países.




    Confira os principais trechos da entrevista:

    Há algum perfil de profissional sempre esperado por qualquer entrevistador?

    Sim, as características pessoais mais procuradas pelos entrevistadores são: objetivos profissionais e de vida definidos; automotivação; iniciativa; responsabilidade; dedicação; ambição; capacidade de aprender; capacidade de trabalho em equipe; ser voltado para resultados.

    Além disso, é preciso ter atitude positiva, que significa a maneira como nos comportamos em relação à vida. Se somos otimistas, colaborativos, sociáveis e participantes. Ou se somos pessimistas, egoístas e revoltados. Para que os objetivos da empresa sejam atingidos, é essencial que a atitude do grupo seja positiva, otimista e colaborativa.

    terça-feira, 15 de outubro de 2013

    Vídeo: Exemplo de Simplicidade e Empreendedorismo


    Fonte: TV Uol

    Matéria: 8 atividades da faculdade que podem alavancar a carreira

    São Paulo – Aproveitar as oportunidades complementares ao ensino que a faculdade oferece rende bons frutos para quem está no começo de carreira.

     “Vejo isso nas dinâmicas de grupo, o candidato que salta aos olhos dos gestores por ter tido atividades eu iam além da sala de aula”, diz Luiza Lopes, analista de RH da People on Time Consultoria
    .
    A especialista lembra que, muitas vezes, o aluno não precisa ir muito longe para ganhar um diferencial competitivo. “A própria universidade oferece uma série de possibilidades sob o tripé: ensino, pesquisa e extensão”, diz.



    Confira então as atividades sugeridas pelos especialistas aos universitários, o que elas podem agregar de valor ao currículo:

    1) Empresa júnior

    Esta é a primeira sugestão dada por Manoela Costa, gerente da Page Talent. “A participação em empresa júnior demonstra o interesse do jovem no mercado e é uma chance de aplicar na prática o que ele aprendeu”, diz ela.

    Trabalho em equipe, foco no resultado e disciplina são algumas das competências desenvolvidas, segundo as especialistas. “Eu fiz parte de empresa júnior, na época de faculdade, e é uma maneira também de o jovem contribuir com a comunidade, já que os serviços geralmente têm preços mais baixos”, diz Luiza, da People On Time.

    Outra vantagem, diz Manoela, é que as empresas juniores oferecem ao universitário um primeiro contato com um ambiente similar àqueles do mundo corporativo. “Ele já vai entendendo um pouco como é esse ambiente”, diz.

    segunda-feira, 14 de outubro de 2013

    Matéria: Fuja do Chefe Manipulador

    São Paulo - Há 13 anos, o professor americano James Mohr, da Olympic College, de Washington, nos Estados Unidos, estuda as relações entre chefes e equipes.



    Em uma pesquisa em que acompanhou gestores de projetos sociais, Mohr notou que alguns deles agiam de maneira aparentemente positiva e motivadora, mas, no fundo, visavam apenas o próprio sucesso, sem se importar com o time.

    "Os bons comportamentos de liderança serviam apenas para conseguir ter legitimidade e fazer a equipe trabalhar mais", afirma Mohr. Eram manipuladores vestindo fantasia de bom caráter. Os objetivos de chefes que adotam essas táticas são levar a fama, ganhar mais dinheiro e acumular poder.

    Depois de analisar o comportamento de gestores, o professor americano listou algumas das estratégias da liderança do mal. Trata-se de um jogo de sedução, marginalização e ameaças, que, segundo Mohr, pode ocorrer em qualquer empresa. "O mau chefe está concentrado no poder."

    1) Causas grandiosas

    Para envolver as pessoas e se aproximar delas, o mau líder usa o discurso de que há uma causa maior para o trabalho. "Isso tem um efeito positivo rápido, pois todo mundo gosta de um propósito bonito", afirma Mohr.

    Quando as pessoas compartilham de uma mesma visão, o comprometimento se fortalece. "O líder sabe que, se tiver uma meta sedutora, conseguirá ter todos na mão", diz Ricardo Barbosa, diretor da consultoria Innovia Training & Consulting, de São Paulo.

    No fundo, aquela causa grandiosa é só uma fachada. O chefe canalha usa uma segunda armadilha na sequência: assim que conquista o engajamento de todos, ele cria a sensação de que as pessoas são indispensáveis. A partir desse ponto, fica fácil manipular a equipe.

    2) Excesso de inspiração

    O chefe perigoso é um tipo inteligente, que tem muito conhecimento e experiência. Ele parece ajudar a todos e é inspirador. "A equipe fica motivada porque ele está ali no meio de todos e diz que está no mesmo barco", diz Ricardo. Ao criar um clima de proximidade, o chefe ruim consegue manter as rédeas da equipe.
    A boa relação esconde a centralização. "Em algum momento ocorre uma virada e ele deixa de oferecer ajuda, abandona a equipe e começa a cobrar resultado excessivamente", diz Mohr. A essa altura, a equipe tornou- se dependente. "Às vezes, a relação é tão forte que o liderado nem percebe que está sendo abusado", diz. A lição: por mais inspirador que um chefe possa parecer, não acredite cegamente nas palavras dele.

    sexta-feira, 11 de outubro de 2013

    Matéria: 10 dicas para encarar a busca por emprego com sucesso

    Tempo de recolocação está mais longo. Confira as atitudes recomendadas por dois headhunters para quem está disponível no mercado.


    São Paulo – Paciência é atitude de ordem para quem busca uma recolocação atualmente. É que pesquisa realizada pela Hays em parceria com o Insper revela que o tempo até encontrar uma nova oportunidade profissional para quem está no mercado aumentou em relação ao ano passado. O levantamento também indica que há mais gente sendo demitida do que pedindo demissão.

    Na opinião de Juliano Ballarotti, diretor Hays, a falta de uma análise criteriosa antes de mudar de emprego também contribui para o aumento no número de demissões. “Muitas vezes o profissional se anima demais por conta de salário, mas nem sempre boa remineração é bom negócio”, diz.

    Falta de avaliação dos riscos e superestimar a própria capacidade são alguns dos ingredientes para o fracasso da mudança que vai resultar na volta ao mercado. Por isso ele indica o rigor na reflexão na hora de decidir mudar de emprego. “É para evitar chegar nesta situação”, diz.

    Mas e quem já chegou e agora se vê disponível no mercado e ávido por conquistar uma nova oportunidade? Exame.com pediu a especialistas que dessem algumas dicas para quem está nesta situação. Confira:

    1) Trate a busca por emprego como você trataria um projeto

    “O profissional deve manter uma rotina de trabalho neste projeto que é encontrar um emprego”, diz o diretor da Hays. Organize-se e trace uma estratégia.

    “Cada um sabe como funciona e qual a melhor rotina para si. Tem gente que brinca dizendo que estar desempregado é também um emprego, o que não deixa de ser verdade”, diz Henrique Gamba, executive manager da área de TI e Telecom da Talenses.

    quinta-feira, 10 de outubro de 2013

    Texto: O Poder de Estar Feliz

    Estar feliz é bem mais do que simplesmente estar sorrindo, estar feliz é uma escolha, para ser mais exato uma série delas, é tomar atitudes positivas frente as mais diversas situações de seu dia a dia, desde as menores e fáceis até as mais pesadas e difíceis.


    Quero compartilhar com você o segredo de ter um dia com menos estresse e repleto de boas surpresas, e não é daquele tipo de segredo que não se deve espalhar por aí, ao contrário, desejo que você repasse ao maior número de pessoas que você puder, aos seus familiares, amigos, vizinhos, colegas de trabalho, do futebol, do salão, faculdade... E até mesmo aos desconhecidos, na verdade é por eles que você irá começar a tomar a decisão de estar feliz.

    Note que eu não usei nenhuma vez neste texto “ser feliz”, ser é algo muito maior do que estar, se você conseguir chegar a SER feliz é porque conseguiu estar em primeiro lugar, seja enfrentando uma fila enorme ou depois de uma “fechada” no trânsito, preferiu ser cordial, respeitoso, paciente, mas sobre as atitudes de quem preferi estar feliz eu falo depois.

    Hoje acordei antes de minha companheira e ao invés de “pular” da cama para lavar o rosto, dei um beijo no rosto dela. Não sei se ela acordou, porém com toda certeza sentiu. Sentir é a chave para todas as outras atitudes que vou falar, qualquer coisa boa deve deixar essencialmente todos os envolvidos se sentindo felizes. Ao comprar o jornal na banca, agradeci e com um sorriso nos lábios desejei um bom dia para a mulher que me atendeu, foi sincero e tenho certeza que ela assim sentiu por que me devolveu com um sorriso. Quem me conhece bem sabe, então confesso à você que não sou muito bem humorado pela manhã, mas hoje decidi estar.

    Ao entrar no ônibus um bom dia ao motorista e ao trocador, olhando-os (isto é outra atitude para mostrar sinceridade e respeito), logo uma mulher com uma criança no colo levantou e procurou o botão para dar sinal, que eu rapidamente apertei, pronto ganhei mais um sorriso e um obrigado. Notei que foram as pequenas atitudes e não me colocar alheio aos outros que transformou o meu dia para melhor, eu quero mais dias assim para mim e para você também.

    Quando alguém grita com você (e é normal que isso te irrite) se você grita também fortalecerá a ação de desrespeito. Se alguém lhe dá um bom dia e você retribuir, isso alimentará a cordialidade. A maioria de nós age de modo reativo, faço com o outro o que fazem comigo, não é mesmo?

    Agora se diante de uma atitude positiva você for negativo, aquela ação se enfraquecerá, logo se uma atitude negativa do outro, for somada a uma ação positiva de sua parte ela também se enfraquecerá. O que proponho a você é que de hoje em diante se responsabilize por essa equação tão simples, cuja razão irá ser sempre maior que zero. Vamos tentar?

    Vídeo: A Vida Que Você Escolheu


    Um vídeo inspirador para você mudar sua maneira de olhar a sua vida!

    sexta-feira, 4 de outubro de 2013

    Texto: Relações Trabalhistas - Empregado e Empregador

    Este é um assunto bastante delicado e como toda a relação fica difícil meter a colher sem tomar partidos e não acabar perdendo a mão em ponderar, no que diz respeito à relação entre empregado e empregador, na verdade a imagem que me vêem a cabeça é a de um verdadeiro cabo de guerra, onde de um lado há o patrão sempre querendo maior produtividade e lucro, do outro está o empregado, querendo mais benefícios e menos pressão.



    A principal causa dos conflitos acontece justamente na zona de convergência entre produtividade e pressão, é perfeitamente compreensível que o empregador queira um alto desempenho de seus colaboradores, afinal uma empresa precisa dar lucro ou então irá fechar suas portas, mas algumas pressionam tanto que colhem justamente o contrário do resultado esperado.

    O empregador para não cometer excessos deve estar atento, as seguintes situações são excelentes indicadores do uso demasiado da autoridade de patrão: número excessivo de horas extras (que é certamente o sinal mais claro de que algo não anda bem), mudança contínua de tarefa (“faça isso, faça aquilo...”) e das prioridades entre as atividades (“Isso é pra agora!”).

    Há também outros pequenos sinais que o colaborador certamente enviará se algo não estiver bem, como mudança no estado de humor, pequenos atrasos, faltas e até adoecimento.

    O trabalhador por sua vez deve ter maturidade para expor seus limites e dizer como se sente, sem dúvidas à melhor atitude a ser tomada em qualquer relação saudável é a conversa. Outra atitude importantíssima é aprender a dizer “não”, o que pode vir a ser um divisor de águas na relação trabalhista.

    A seguinte situação pode ilustrar melhor o que quero dizer.

    Na época como Analista de RH recém contratado por uma empresa de TI, onde havia um turnover (termo relativo à admissão e demissão de funcionários) bem grande naquele momento, eu participava de uma reunião com três diretores da empresa, quando ouvi a seguinte ordem:

    - Você deve chamar o mais rápido possível aquele candidato, vê se ele pode vir amanhã. Disse o Diretor Técnico.

    - Não posso, preciso de tempo para que ele entregue toda a documentação, agendar os treinamentos de integração, solicitar ponto, cartão de transporte... Fui interrompido com um resmungo de aceitação.

    Naquele momento se digo sim, certamente teria criado um problema com o pessoal do DP (Departamento Pessoal), com o funcionário e talvez algo até maior , logo após esse episódio criamos a regra de contratar na última semana do mês, para que assim todo o processo fosse mais fácil. Por isso digo que o “não” é algo tão importante a se aprender na vida profissional.

    Certamente há inúmeras situações que geram animosidades e que poderiam ser abordadas aqui, porém, existindo boa vontade de ambas as partes para se chegar a uma solução equilibrada, qualquer situação não deve ser empecilho para que possamos criar ambientes laborais mais saudáveis, afinal são nos nossos trabalhos que passamos na maioria dos casos, maior parte de nossas vidas.

    Para finalizar faço as seguintes perguntas:

    Você empregador, o que seu funcionário pensa ao seu respeito?
    Você trabalhador, o que você tem feito para melhorar o seu trabalho?

    Se as respostas não forem positivas é hora de repensar e ter uma DR.



    segunda-feira, 23 de setembro de 2013

    Texto: O Verdadeiro Valor


    Você sabe o verdadeiro valor das coisas? Ele que faz com que você desista de algo, ou persista até conquistar.
    Bom primeiramente me deixa dizer que não estou falando aqui do quanto custa algo, mas o qual é o valor que alimenta a busca por alguma coisa, o que te impulsiona, e na grande maioria das vezes de maneira inconsciente a querer ou não alguma coisa.


    O valor econômico será interessante para o pensamento que gostaria de compartilhar com você, pois nele se define muito bem alguns aspectos que criam o Valor Cultural que é tão importante ser administrado pelo líder, profissional de saúde mental, coach e qualquer um que se interesse em dar luz ao que conduz o homem a adotar determinados comportamentos.


    A ideia que me parece mais clara é a do filósofo Karl Marx, que teorizou sobre a Lei do Valor, aonde o custo de um produto é determinado pelo trabalho necessário para aquilo ser produzido e da quantidade de oferta em relação à procura, ou seja, uma tríade entre o esforço para ser feito, quantos querem e quanto daquilo se têm para vender.


    Já o Valor Cultural, pode ser entendido pelo prisma da relação entre o indivíduo e o objeto focal, a importância projetada pelo homem em algo. De maneira ainda mais clara, o valor de algo dependerá dos “olhos de quem vê”, provavelmente de nada lhe serviria no momento em que lê este artigo um pé de pato e máscara de mergulho, mas talvez lhe seja muito útil óculos para leitura. Neste princípio toda ação é neutra, até que uma pessoa ou grupo social lhe atribua. Outro aspecto do Valor Cultura está na satisfação de uma necessidade básica ( respirar, comer, beber, se relacionar e etc.) e de um objeto ou serviço em satisfazê-lo.


    Muitas pessoas e profissionais traçam suas metas negligenciando a importância que tem o valor no fracasso ou no êxito. Uma vez que ele é o maior motivador para o alcance de qualquer meta, é daí que surge a necessidade de sua compreensão exata. Surgem então inúmeros pontos que podemos e devemos esclarecer para uma maior compreensão do verdadeiro valor que o seu cliente, colaborador, amigo dá para aquilo, e de quão surpreendentemente pode ser diferente para você.





    O seguinte exemplo em um atendimento que fiz, deixa claro o perigo de não seguir o valor verdadeiro do cliente.


    - Estou ganhando tanto com minhas sessões, meus relacionamentos familiares melhoraram muito. Minha filha está muito feliz com nossos passeios aos sábados e minha mãe disse que eu devia ter feito esse negócio de coaching há mais tempo.

    - Então você quer trabalhar seus relacionamentos? (Na primeira sessão tínhamos combinado que o foco dos atendimentos estaria em fazer uma melhor gestão do seu tempo, principalmente para os estudos, estávamos na terceira.)

    -Não! Eu te contratei para usar melhor o meu tempo para estudar.



    Cometi um erro grave, quis trazer como valor central para nossa conversa os seus relacionamentos, quando na verdade estes eram os ganhos secundários para o cliente, em ter conquistado uma melhor administração de seu tempo. Voltamos para nosso objetivo principal e obtivemos êxito, pois o cliente ficou novamente motivado e estava alimentando sua necessidade de maneira satisfatória, com o serviço prestado, em acordo com o seu próprio sistema de crenças e valores.


    Espero que estas palavras e o caso que apresentei, inspire a ter em mente sobre tudo o valor do outro para tomar suas atitudes com ele, desta maneira suas ações serão mais assertivas e sem ferir aquilo que o outro acredita, e então obter muito mais sucesso nas relações.


    -----
    Leonardo Amorim

    Email: leonardoamorim.rh@gmail.com

    sexta-feira, 20 de setembro de 2013

    Texto: As Cinco Leis Para O Sucesso Extraordinário

    A estória narrada é realmente envolvente e recomendo para todos aqueles que querem alcançar o verdadeiro e duradouro sucesso. As palavras a seguir que escreverei farão ainda mais sentido se você puder ler o livro “O conselheiro”.




    A Lei do Valor

    “Seu verdadeiro valor é determinado por quanto você dá a mais do que recebe em pagamento.”

    Esta parece à fórmula para o fracasso, não é verdade? Como posso dar mais do que recebo?
    Na verdade este é a chave fundamental para se estabelecer um serviço extraordinário, seja ele qual for. Seu cliente deve sentir que valor nenhum no mundo é suficiente para pagar o serviço ou vantagens do produto que você está oferecendo para ele.

    Existem diversos bons restaurantes com ótimas comidas, mas você volta naquele que gostou do garçom, o ambiente é do seu agrado e por fim também gostou do que pediu, não é verdade? Isto é um exemplo claro da Lei do Valor.

    A Lei do Retorno

    “Sua renda é determinada pela quantidade de pessoas a quem você serve e pela qualidade do serviço que lhes fornece.”

    Quais são os motivos das ganhos milionários de cantores, jogadores de futebol, e as pessoas públicas em geral? Eles prestam serviço para um número enorme de pessoas, e claro os melhores cantores e as maiores personalidades serão mais bem remunerados.

    Quantos “chefes” tem o jogador de futebol do seu time? Ou sua cantora preferida?
    Aquilo que você oferece deve servir o maior número de pessoas possíveis e será proporcional a este número os seus ganhos.

    A Lei da Influência

    “Sua influência é determinada por quanto você prioriza os interesses do outro.”

    Para mim esta lei foi a mais difícil de assimilar. Como posso ter minha influência determinada por quanto eu priorizo os interesses dos outros?

    Na verdade é muito simples se não formos egoístas, esqueça o meio a meio (fifty to fifty) é no 100% que a mágica acontece, quando você se preocupa inteiramente com o outro, por magnetismo isto lhe concederá aliados que no momento certo irão se dedicar aos seus interesses.

    A Lei da Autenticidade

    “O presente mais valioso que você tem a dar é você mesmo.”

    Se envolva, mas se envolva por completo, o que você tem de mais valioso para oferecer é você mesmo. As pessoas que se dedicam inteiramente ao que fazem atingem seus objetivos.

    Novamente o exemplo que melhor cabe são dos atletas profissionais, que por exaustão de movimentos repetidos chegam a níveis altíssimos de excelência em suas tacadas, saques, chutes e etc. Sabem que a dedicação, o treinamento e o envolvimento são fundamentais para os seus resultados.

    Oscar Schmidt, por exemplo, arremessava mais de 1.000 bolas a cesta por dia, além do treino que fazia com sua equipe.

    A Lei da Receptividade

    “O segredo para dar é ficar aberto a receber.”

    A ideia aqui é não ser egoísta, este é o paradoxo da vida, você dá algo primeiro para depois receber, você planta para colher, quanto mais “planta” mais recebe. A maioria de nós está tão preocupada em receber que se esquece do mais importante a fazer que é a sua semeadura.

    E acredite que ao aplicar estas 05 leis em sua vida você será beneficiado com uma mudança incrível em seu mundo, descobrirá que estas ações irão lhe proporcionar um sucesso extraordinário.

    terça-feira, 17 de setembro de 2013

    Texto: Tudo que há de bom no medo


    O medo é algo muito comum, quando digo comum não quero tirar a sua importância nem negligenciar os seus perigos, mas deixar claro que todos nós sentimos medo, uns mais, outros menos, mas todos nós temos algum medo, e nele há coisas boas, isso mesmo coisas realmente relevantes para nossa vida pessoal e profissional.




    Pode parecer para você bastante insensato dizer que no medo há coisas boas, quando o que temos hoje é a criação de uma cultura de enfrentamento e superação, seja nos filmes, novelas, palestras motivacionais, DYE Atitude e etc. Porém me dê mais algumas linhas de sua atenção e eu vou deixar claro o quão proveitoso pode ser sentir medo.



    Como vejo muitos textos sobre todos os motivos pelos quais o medo pode lhe atrapalhar não vou falar sobre este lado da moeda. Primeiro partindo do princípio que em tudo há dois lados, não se limite a olhar apenas para um.



    Luz vermelha piscando:



    O medo pode servir como um alerta diante de uma nova situação, ele serve para lhe frear, e isto é bom, sim, muito bom quando usado ao seu favor, primeiro verifique se o sentimento é real, na maioria das vezes não é, mas se for, prepara-se melhor para aquilo que vai enfrentar. Você pode se meter em verdadeiras enrascadas se não der ouvidos ao seu medo, simplesmente por ter sido ansioso e afoito.



    Menos arrogância, mais sucesso:



    Se você está disposto a admitir seu medo está disposto também a assumir que pode errar, e esta é a chave para o sucesso, compartilhe as dificuldades com quem possa te ajudar. Você não precisa ser a todo o momento o super-herói motivado e sem medo que pintam por aí, afinal:



    “As únicas pessoas que nunca fracassam são as que nunca tentam.”



    Com esta atitude sua assertividade aumentará na mesma proporção que o medo irá diminuir, ao adotar uma postura menos arrogante e digna de quem busca sempre realizar o melhor.



    Um bom amigo:



    O melhor amigo do alpinista é o medo, pois ele o faz respeitar a montanha e verificar com paciência e perícia todo o seu equipamento sempre, tudo bem, talvez você não seja um alpinista é verdade, mas aquele frio na barriga ainda assim é um bom amigo nas suas escaladas, nas situações de “perigo", naquela apresentação importante, para a sua entrevista de emprego, na reunião com o chefe, ao pedir um aumento, enfim, se você parar de sentir este “friozinho” corre o risco de ser desleixado e o segredo está em dar atenção aos detalhes e importância ao desafio que se pretende chegar ao cume, todas as vezes.



    Não ignorar os nossos sentimentos é a melhor maneira de estarmos prontos a lidar com eles. Concorda?



    Envie sua opinião, sugestão de tema, crítica ou consideração através do e-mail, que ele será lido e respondido com muito carinho.